sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Testes de ADN ajudam na descoberta de 4 espécies de morcego em África


À esquerda, exemplar de morcego-ferradura-Smithers e à esquerda, outra nova espécie, o morcego-ferradura-de-Moçambique. Além deles, outros dois animais foram identificados com a ajuda de análise genética e testes que detectaram diferenças no sistema sonar. (Foto: Divulgação/PLoS ONE)

Estudo foi realizado por cientistas de universidade da África do Sul. Análise do sistema sonar de morcegos ajudou a diferenciar animais.

Investigadores da Universidade de Stellenbosch, na África do Sul, identificaram quatro novas espécies de morcegos-ferradura no leste da África, principalmente em Uganda, Quénia e em Moçambique, com a ajuda de testes de ADN.

Os cientistas pensavam que os quatro animais pertenciam a uma única espécie, o morcego-ferradura de Hildebrandt (Rhinolophus hildebrandtii), descrito pela primeira vez em 1878.

Mas após realizar análise dos sonares desses animais - mecanismo natural utilizado pelo mamífero voador para orientação que se parece com gritos - , onde foram notadas diferenças nos sons, além de estudos genéticos e comparações entre os crânios, ficou constatado que se tratavam de animais inda desconhecidos.

As novas espécies são o morcego-ferradura-Cohen (Rhinolophus cohenae), morcego-ferradura- Smithers (Rhinolophus smithersi), o morcego-ferradura-de-Moçambique (Rhinolophus mossambicus) e o morcego-ferradura-do-Monte-Tabu (Rhinolophus mabuensis).

De acordo com os investigadores, essas espécies são muito antigas, tendo passado por evoluções ao longo dos últimos 5200 anos. O estudo que descreveu os novos mamíferos foi publicado na última semana na revista científica “PLoS ONE”.

fonte: G1

Sem comentários:

Enviar um comentário