sábado, 15 de setembro de 2012

Recuperam importantes peças arqueológicas na capital mexicana


Mais de 50 defumadores com restos de resina que poderia ser copal, e cuja idade se estima em 550 anos, foram recuperados por arqueólogos do Instituto Nacional de Antropologia e História no Templo Maior, localizado no Centro Histórico da Cidade do México.

A descoberta foi durante trabalhos realizados para a criação de uma passagem de acesso à Zona Arqueológica e Museu do Templo Maior, segundo informou a instituição num comunicado.

Preliminarmente, consideraram que estas peças de cerâmica de "65 centímetros de comprimento e 10 centímetros de altura em média" fizeram parte de duas oferendas de consagração, ainda que até o momento se ignore com que motivos ou para que espaço arquitetónico foram dedicados.

Os objetos prehispânicos estavam no prédio Praça Manuel Gamio, a pouco mais de seis metros de profundidade abaixo do nível da rua, num aglomerado de terra localizado embaixo das 23 lápides de tezontle encontradas em 2011.

As referidas lápides pertencem à etapa construtiva IV-A do que foi o Templo Maior de Tenochtitlan, edificada entre 1440 e 1469, destacou o arqueólogo Raúl Barrera, responsável pelo Programa de Arqueologia Urbana do Instituto.

De acordo com Barrera, nestes recipientes era depositada matéria orgânica em combustão, sobre a qual geralmente se colocava copal para produzir fumaça aromática durante os ritos e assim agradar os deuses.


Sem comentários:

Enviar um comentário