terça-feira, 18 de setembro de 2012

Primeiras fotos da câmara que "caça" energia escura


O recente instrumento de observação astronómica Dark Energy Camera tirou as suas primeiras fotografias. O alvo foi a galáxia NGC 1365, a cerca de 60 milhões de anos luz da Terra, e a câmara promete ajudar a estudar um dos maiores mistérios do universo: a energia escura.

A energia escura é uma força que se opõe à gravidade e que os cientistas acreditam ser responsável pela aceleração da expansão do universo. Este é um dos maiores mistérios do universo mas as informações sobre ele poderão agora aumentar. As primeiras fotografias, agora divulgadas, foram tiradas a 12 de setembro.

A Dark Energy Camera é a mais poderosa e sofisticada câmara alguma vez utilizada na observação do espaço. 62 sensores unidos permitem uma resolução de 570 megapixéis. O planeamento e construção durou oito anos e exigiu o trabalho de cientistas, engenheiros e técnicos de três continentes.

"Esta conquista inaugura uma nova era na exploração das fronteiras cósmicas. Os resultados dos nossos estudos levar-nos-ão a compreender o mistério da energia escura e do que ela significa para o universo", afirmou James Siegrist, diretor científico do instrumento, ao jornal espanhol 'ABC'.

As capacidades do dispositivo incluem a captação de luz de mais de cem mil galáxias a mais de oito mil milhões de anos luz de distância, em cada imagem. Os cientistas esperam conseguir assim estudar detalhadamente os movimentos das galáxias e reunir informações sobre a ação da energia escura.

O dispositivo, do tamanho de uma cabine telefónica foi criado no Fermi National Accelerator Laboratory norte americano e está montado no Telescópio Víctor M. Blanco, localizado no Cerro Tololo Inter-American Observatory, no Chile.

A câmara estará plenamente operacional em dezembro e irá recolher imagens durante cinco anos de 300 milhões de galáxias, 100 mil aglomerados galáticos e cerca de 4 mil super novas, segundo o previsto.


Sem comentários:

Enviar um comentário