terça-feira, 11 de setembro de 2012

Ovni de Três Pontas pode ser balão em forma de tubarão, diz morador


O ovni e um modelo semelhante do balão-tubarão: funcionário público diz que eles são a mesma coisa. (Foto: Arte G1)

Ele teria soltado objeto com gás hélio no mesmo dia e horário da aparição. Imagens da suposta nave repercutiram em todo o país.

Um morador de Três Pontas (MG) pode ter desvendado o mistério sobre o ovni que apareceu no céu da cidade no final do mês passado.

Segundo o funcionário público Fábio da Silva Fonseca, a suposta nave espacial seria na verdade um balão em forma de tubarão, guiado por controle remoto, que "escapou".

"No momento em que o balão escapou, a gente estava aqui fora e presenciou ele subindo. Ele foi para a direção onde foi avistado pelas meninas no mesmo horário. Eu afirmo com convicção de que é o balão", disse ele.

As imagens foram gravadas por quatro adolescentes por volta de 17h do dia 26 de agosto no quintal de uma casa do bairro Filadélfia, em Três Pontas, onde as crianças brincavam no quintal com uma câmera fotográfica. No vídeo, o ovni (Objeto Voador Não Identificado) aparecia entre as nuvens.

Quando as crianças acionaram o zoom do equipamento, o objeto ficou em foco por alguns segundos no centro da tela. Pouco depois, ele desapareceu rapidamente.

Durante a gravação, era possível ouvir a expressão de espanto dos adolescentes. "Dá pra ver certinho. É uma nave, eu tenho certeza", disseram as crianças.

As imagens logo despertaram o interesse especialistas em ufologia. Uma análise chegou a ser feita a pedido de uma revista especializada em ufologia.

Nela, um perito em imagens descartou que a filmagem se tratava de uma montagem e disse que provavelmente o objeto seria um balão ou algum outro tipo de objeto não tripulado.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também descartou a hipótese do ovni ser um balão meteorológico. Segundo o responsável pela previsão meteorológica, Jorge Moreira, os balões são lançados pelo instituto apenas em Confins (MG), na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

“Pelo horário e pela distância em que o ovni foi flagrado, dificilmente seria um balão de sondagem. Pode ser algum outro tipo de experiência, de algum outro órgão ”, acredita o representante do Inmet.

A assessoria de imprensa do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) também informou que o órgão não solta balões do tipo no interior de Minas Gerais.

A assessoria de imprensa do Comando da Aeronáutica informou ao G1 que não dispõe de estrutura ou de especialistas que possam analisar o suposto aparecimento de ovnis em território nacional.

Ainda conforme a assessoria, desde fevereiro de 2009, todos os registos do tipo são encaminhados periodicamente para o Arquivo Nacional, onde podem ser acessados e estudados por qualquer interessado no assunto.

fonte: G1

Sem comentários:

Enviar um comentário