segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Ondas cerebrais revelam números secretos

Emotiv Epoc Neuroheadset

Emotiv Epoc Neuroheadset 

Recorrendo a um detetor de ondas cerebrais cientistas conseguiram descobrir, por exemplo, códigos de segurança de cartões bancários.

Cientistas da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha), Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA) e Genebra (Suíça) conseguiram descobrir códigos de segurança de cartões bancários, datas de nascimento e moradas, entre outros dados pessoais, interpretando as ondas cerebrais captadas por um detetor disponível no mercado, o Emotiv Epoc Neuroheadset.

Os resultados deste estudo realizado por Ivan Martinovic, Doug Davies, Mario Frank, Daniele Perito, Tomas Ros e Dawn Song foram apresentados recentemente nos Estados Unidos durante a conferência USENIX .

Os cientistas pediram a 30 estudantes, com o aparelho colocado na cabeça, para observarem conjuntos de imagens de terminais multibanco, cartões de crédito, mapas e séries de números escolhidos aleatoriamente. Seguidamente, foi-lhes pedido para responder a uma pergunta.

A interpretação das ondas cerebrais detetadas pelo aparelho durante cada exercício permitiu aos cientistas descobrir o mês na data de nascimento em 60% dos casos e em 30% o banco em que tinham conta e localidade onde moravam.

Para descobrir o primeiro número do código de segurança (PIN) de um cartão bancário, os investigadores mostraram aos estudantes números de 0 a 9, de forma aleatória. Num ecrã surgia apenas um número de cada vez, sendo repetido 16 vezes. Sempre que um dos números do PIN aparecia no ecrã era registada uma alteração nas ondas cerebrais.

O equipamento usado pelos investigadores neste estudo é usado, sobretudo, para controlar videojogos e custa 299 dólares (238 euros), podendo ser comprado através do site oficial da Emotiv .

fonte: Expresso

Sem comentários:

Enviar um comentário