quarta-feira, 12 de setembro de 2012

O dia em que o rio Yangtze ficou vermelho









O rio Yangtze, o terceiro maior rio do mundo, que atravessa a cidade de Chongqing onde se conecta ao Rio Jialin no sudoeste da China, ficou misteriosamente vermelho-alaranjado na quinta-feira (6).

Muitos estão perplexos com a "vermelhidão" do rio. Turistas e funcionários da proteção ambiental de Chongqing especulam que o rio ficou vermelho devido à terra trazida durante a recente onda de inundações. 

Embora as autoridades estejam investigando a causa da coloração, um pescador continuou seu trabalho diário como se nada tivesse acontecido. Outros estavam tão assustados que amostras foram recolhidas em garrafas de água.

A causa ainda é indeterminada, mas as previsões iniciais dos cientistas apontam que a coloração vermelha provavelmente é resultado de poluição.

Esta não é a primeira vez que um rio ficou vermelho na China. Em dezembro do ano passado, o rio Jian na província de Henan, foi contaminado por um corante poderoso que foi despejado no sistema de drenagem pluvial da cidade a partir de duas fabricas ilegais de corante.





Autoridades invadiram as fábricas, que foram fechadas, e depois desmontaram as máquinas.

fonte: Contexto / Asia One

Sem comentários:

Enviar um comentário