domingo, 30 de setembro de 2012

Nova pesquisa afirma que os tubarões vêem o mundo a preto e branco


Eles são um dos predadores mais assustadores dos oceanos e inspiraram Hollywood em diversos filmes de sucesso. 

No entanto, parece que os tubarões não são capazes de ver tão bem quanto os investigadores imaginavam. Cientistas acreditam que os tubarões observam o mundo em tons de cinza ou preto e branco.

O estudo, publicado na última edição da Biology Letters da Royal Society é o primeiro que investigou as bases genéticas sobre o sistema visual dos tubarões.

“Os resultados deste estudo nos ajudará não só a entender as pressões de seleção evolutiva que operam na visão dos tubarões, mas também fornecer a chave de como podemos influenciar no seu comportamento”, relatou Susan Theiss, uma das responsáveis pelo estudo ao portal britânico DailyMail.

Os tubarões são animais altamente visuais, mas o mundo como eles vêem é o mesmo de um filme a preto e branco. Células fotoreceptores em formato de cones são usadas na retina para visão sob condições de luz intensa, ao passo que as em formato de bastonetes são usadas em ambientes de pouca luz.

Em muitos animais, mais de um tipo de cone estão presentes na retina, alguns dos quais são sensíveis a diferentes partes do espectro de luz visível. 

O sistema nervoso pode usar estes formados para distinguir as cores. No entanto, se apenas um tipo de cone estiver presente, não há nenhuma possibilidade de visão colorida.

Os investigadores isolaram proteínas das células em formato de cone para identificar pigmentos visuais e descobriram que apenas um gene é responsável pela formação dos pigmentos.

Os tubarões, provavelmente, não são os únicos animais aquáticos com visão prejudicada. Pesquisas indicam que mamíferos como as baleias, golfinhos e focas também não podem detectar cores.

“Pode ser que a cor não é algo útil para eles ou perderam os pigmentos por outra razão. É provável que os ancestrais dos tubarões modernos pudessem ver as cores”, comentou a investigadora.


Sem comentários:

Enviar um comentário