terça-feira, 11 de setembro de 2012

Monte Fuji pode entrar em erupção depois de 300 anos


Há uma falha geológica de 34 quilómetros abaixo do Monte Fuji, de quase 4000 metros de altura

Os terremotos de 2011 causaram forte aumento da pressão na câmara magmática do vulcão japonês.

Mais de 300 anos após a última erupção, em 1707, o Monte Fuji pode voltar a expelir lava devido ao aumento de pressão em sua câmara magmática, fenómeno ocasionado pelos terremotos de 2011, no centro e no nordeste do Japão.

Novas medições, feitas pelo Instituto Nacional de Pesquisa sobre Ciência da Terra e Prevenção de Desastres, acusam pressão de 1,6 megapascals, 16 vezes mais que o necessário para causar uma erupção. 

Em 2000 e 2001, foram registados tremores de baixa frequência abaixo do vulcão, mas, apesar das predições, ele permaneceu silencioso. 

Entretanto, o tsunami e o terremoto de 6,4 graus de magnitude na Escala Richter de março de 2011 podem mudar este cenário. Segundo o instituto, o aumento de pressão é apenas um dos factores que podem contribuir para uma explosão. 

Uma erupção avassaladora em até três anos foi a predição feita em maio deste ano por um professor da Ryukyu University. 

Ele acredita que há outras agravantes para que o fenómeno ocorra, além da alta pressão: emissão de gases da cratera e de água quente, grandes buracos expelindo gases naturais nas redondezas e, principalmente, uma falha geológica de 34 quilómetros encontrada embaixo do Fuji. 

fonte: Natgeo

Sem comentários:

Enviar um comentário