terça-feira, 4 de setembro de 2012

Mitos desfeitos: PC no colo não reduz fertilidade


Mitos são muito comuns na tecnologia

A área da tecnologia é dada a especialistas instantâneos e a crenças não fundamentadas. Já muitos terão ouvido conselhos, por vezes contraditórios, sobre como manter baterias de computadores portáteis saudáveis ou como poupar energia num iPhone. O site norte-americano "Huffington Post" reuniu algum deste conhecimento popular, desfazendo ideias pré-concebidas de que já ouvimos várias vezes falar.

As baterias dos computadores são, desde logo, a primeira área em que há mitos a desfazer. Se costuma deixar a sua bateria ficar sem energia todas as semanas para evitar que vicie, esqueça. Com as bateria atuais, conta o "Huffington Post", são o números de ciclos que contam. Sempre que descarrega a energia até aos 10% de capacidade, conta um ciclo e fica um passo mais perto de ter de comprar uma bateria nova.

Há também quem tenha mil cuidados em não ter o carregador sempre ligado ao portátil para evitar danificar a bateria. Novamente errado. Com as bateria atuais, será até aconselhável ter o carregador ligado à bateria, evitando que ela descarregue e fique com o tempo de vida reduzido.

Mantendo o assunto na área dos portáteis, há mais um mito a desfazer: um computador pousado no colo de um homem reduz a fertilidade devido à radiação da antena WiFi. Baseado num estudo científico, o mito entrou no senso comum dos utilizadores frequentes de tecnologia, mas foi já desfeito pelo presidente da Sociedade de Reprodução Masculina e Urologia dos EUA, Robert Oates. O estudo não avaliou as condições reais de uso dessa tecnologia, pelo que o interesse científico existe, mas não se aplica ao dia-a-dia dos utilizadores masculinos, que poderão usar o computador como considerarem melhor.

Na lista do "Huffington Post", refere-se ainda que, ao contrário do que se quer fazer crer, os computadores Apple não são imunes a vírus, o teclado QWERTY (o standard atual de qualquer teclado comum) não foi criado para tornar a escrita no computador mais lenta e que um íman caseiro não poderá apagar o disco rígido com toda a sua vida digital lá dentro.

Na área da fotografia, outro do mitos refere os megapíxeis, muitas vezes usados pelas marcas ou vendedores para atestar a qualidade de uma máquina fotográfica. Totalmente falso. A contagem de pixeis de uma imagem serve apenas para referir o tamanho da imagem, mas não a qualidade. Claro que se quiser imprimir uma fotografia em grandes dimensões terá de ter mais megapíxeis, mas tal não significa que a qualidade seja maior. A qualidade pode medir-se em áreas como reprodução de cor, definição da imagem ou gama dinâmica.

Por fim, e voltando às baterias, o iPhone não foi esquecido nesta lista. Se, para poupar energia, costuma fechar todas as aplicações que surgem quando pressiona duas vezes o botão "home" do telemóvel da Apple, pode parar de o fazer. A lista que surge indica apenas as últimas aplicações utilizadas e não as aplicações abertas. Com algumas exceções, o iPhone fecha as aplicações sozinho cerca de cinco segundos após ter deixado de a utilizar.


Sem comentários:

Enviar um comentário