domingo, 23 de setembro de 2012

Melhorar as comunicações com um supercomputador na Lua

lua1.jpg

Um investigador da Universidade do Sul da Califórnia propõe a instalação de um supercomputador como forma de evitar o congestionamento das comunicações espaciais.

Ouliang Chang surpreendeu a assistência de uma conferência científica realizada em Pasadena, EUA, com um projeto que prevê a instalação de um supercomputador no polo mais distante da Lua. A ainda hipotética instalação do supercomputador tem um propósito prioritário: aumentar a capacidade das comunicações estabelecidades entre a Terra e as várias missões da NASA no espaço.

Hoje, a agência espacial norte-americana recorre a antenas situadas na Califórnia, Espanha e Austrália para controlar dispositivos e veículos espaciais que se encontram a vários milhares de quilómetros de distância. Na comunidade de especialistas, já não restam dúvidas: com a proliferação de missões espaciais, o conjunto de antenas conhecido como Deep Space Network (DSN), vai acabar por esgotar a capacidade de comunicação em breve. Pelo que será necessário começar a pensar em alternativas.

Foi com o objetivo de dar resposta a esta necessidade de médio prazo que Ouliang Chang deu a conhecer o projeto de instalação de um supercomputador e de uma antena de rádio na lua.

O investigador sugere que o supercomputador seja instalado numa cratera que poderá funcionar como proteção para as grandes variações de temperatura que se registam no satélite natural da Terra.

De acordo com o noticiado na NewScientist, o projeto prevê ainda o uso da água que se encontra na Lua para efeito de refrigeração do supercomputador. Ouliang Chang acredita ainda que o supercomputador poderá revelar-se igualmente útil para a instalação das primeiras colónias na Lua.


Sem comentários:

Enviar um comentário