domingo, 30 de setembro de 2012

Investigadores descobrem peixe raro que possui pénis com ganchos


Um peixe macho do México ficou conhecido pela sua genitália incomum. Equipado com quatro ganchos, o pénis do macho pode permitir-lhe agarrar a fêmea mais resistente durante o acasalamento, dizem os investigadores. 

O Peixe Mosquito de Llanos, ou Gambusia quadruncus, foi descrito este mês no Journal of Fish Biology por uma equipa liderada pelo investigador Brian Langerhans da Universidade Estadual da Carolina do Norte. 

Langerhans explica que os órgãos genitais do macho em forma de gancho podem ser um marcador de resposta para as defesas das próprias fêmeas contra investidas indesejáveis. As informações são do Huffington Post.

"Normalmente, a reprodução é mais penosa no sexo feminino, assim fêmeas procuram formas de reduzir o acasalamento com machos de 'menor qualidade' ", disse Langerhans, num comunicado.

"As fêmeas desta espécie evoluíram para ter uma grande bola de tecido que bloqueia a maior parte do poro genital. Isto significa que a mulher teria que deliberadamente permitir que o macho se acasalasse com ela, a menos que o macho desenvolvesse uma arma contra essa defesa", explicou o investigador. 

A genitália com os quatro ganchos poderia ajudar os machos a superar a resistência e acoplar no poro genital da fêmea, para que os espermatozoides possam ser depositados nela. A fecundação no género Gambusia ocorre dentro do corpo da fêmea a ela dá à luz a filhotes vivos. 

Por mais estranho que pareça, tais ganchos não são desconhecidos. Em outra espécie nova - a Phallostethus cuulong - que foi recentemente descoberto em partes do Vietnam, os machos possuem o pénis na cabeça, com um gancho irregular para segurar a fêmea durante o acasalamento. 

Os investigadores que descreveram que o peixe em uma edição de julho da revista Zootaxa disseram que a ligação com o companheiro provavelmente ajuda a garantir o sucesso da fertilização. 

Langerhans descreveu também outra característica estranha no Peixe Mosquito de Llanos. As fêmeas têm um ponto colorido em seu ânus que parece indicar a localização do poro genital da fêmea, status reprodutivo e espécies. Este último poderia reduzir cruzamento, segundo o investigador.

"Então, pode ser que o Gambusia quadruncus evoluiu diferentes pontos anal para ajudar a reduzir os acasalamentos entre espécies e a possível formação de híbridos", concluiu o investigador. 

fonte: Terra

Sem comentários:

Enviar um comentário