domingo, 9 de setembro de 2012

Ilhas britânicas "atacadas" por caravelas-portuguesas


Surge in number of men o'war being washed up on beaches

Caravela Portuguesa

Banhistas e surfistas britânicos estão a ser avisados pelas autoridades para terem cuidado com a presença fora do normal de grande quantidade de "caravelas-portuguesas" junto às praias.

As caravelas-portuguesas, que podem infligir uma dolorosa queimadura e, em alguns casos, causar a morte, estão a aumentar a sua presença nas praias do sudoeste de Inglaterra, País de Gales e Irlanda, havendo até relatos de terem sido vistas várias mais a norte, na ilha de Man.

Segundo o jornal britânico "The Telegraph" de acordo com a Marine Conservation Society, o aumento do número de caravelas -portuguesas nas praias de Inglaterra deve-se ao aquecimento global, que está a fazer aumentar a temperatura do mar. "Entre 2003 e 2006 recebemos menos de dez relatos acerca da presença de caravelas-portuguesas nas nossas águas, mas entre 2007 e 2009 forma recebidos mais de 60 relatos", afirmou um responsável da Marine Conservation Society.

As autoridades alertam a população para a perigosidade das caravelas-portuguesas, sobretudo para terem cuidado com os mais novos, porque "as caravelas-portuguesas parecem-se um pouco com um balão roxo, vazio, com fitas azuis penduradas e isso pode atrair a curiosidade das crianças", adiantando que, uma vez avistadas, "não se deve pegar nelas", porque a queimadura causada pela caravela é dolorosa e pode provocar reações alérgicas e, às vezes, a morte".

O perigo da caravela-portuguesa

A caravela-portuguesa é o mais perigoso organismo que aparece nas praias portuguesas. Formada por uma parte gelatinosa semelhante à das medusas que anda à tona da água, fazendo lembrar uma vela - daí o seu nome -, possui tentáculos azulados que, em contacto com o corpo humano, podem provocar queimaduras de terceiro grau ou mesmo levar à morte de indivíduos com problemas cardíacos ou respiratórios.

Sendo uma espécie mais comum nas águas quentes do Sul, o seu aparecimento em zonas mais a Norte pode ser provocado pelas alterações climáticas e pela subida da temperatura do mar.

Apesar das semelhanças, não se trata de uma medusa mas sim de um cnidario da ordem dos sifonóforos cujo nome cientifíco é physalia physalis. É formado pelo Pneumóforo ou 'vela' que fica à tona de água e pelos tentáculos que chegam aos 30 metros e contêm o veneno que a torna perigosa para o homem.


Sem comentários:

Enviar um comentário