quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Espécie de camarão gigante com 28 centímetros foi encontrada na Nova Zelândia



Antes da descoberta, o maior camarão encontrado em locais com grandes profundidades era habitante da Antártida com 10 centímetros.

Cientistas descobriram um exemplar de uma espécie que pertence à ordem dos Amphipodas, com 28 centímetros, numa profundidade de quase 7000 metros na costa da Nova Zelândia, em novembro de 2011.

O camarão capturado na época foi exposto em 2 de setembro, no Museu de Zoologia da Universidade de Aberdeen, Escócia.

O Dr. Alan Jamieson, que liderou a viagem em busca destes “supergigantes”, afirmou estar encantado por poder dividir com o grande público a beleza do animal.

“Havia um monte de crianças para visitar a espécie e todos ficaram fascinados por ele. Nós imaginávamos que as crianças achariam nojento, mas na verdade foram os adultos que acharam”, em declaração ao portal DailyMail.

“Eles nunca tinham sido descobertos no Hemisfério Sul e este exemplar de 28 centímetros é 10 vezes maior que os camarões comuns”.

Segundo os cientistas, os Amphipodas são crustáceos particularmente comuns no fundo do mar. Normalmente os encontrados em grandes profundidades não ultrapassam os 3 centímetros de comprimento, com exceção de uma espécie encontrada na Antártida, com 10 centímetros.

O camarão foi capturado numa armadilha montada com câmera na Fossa de Kermadec e seu nome científico ainda não foi divulgado.


Sem comentários:

Enviar um comentário