terça-feira, 4 de setembro de 2012

“Dinossauro-lobo” caçava pássaros que eram jovens e ainda não sabiam voar


Um tipo de dinossauro era um caçador primitivo de aves jovens que não dominavam o voo, mostra novo estudo.

Os cientistas encontraram os restos fósseis de três dinossauros carnívoros terópodes do género Sinocalliopteryx desenterrados na China. 

Todas as refeições dos animais eram espécies do género Confuciusornis, um tipo de ave primitiva do tamanho de um corvo que habitou o planeta entre 125 e 120 milhões de anos atrás e possuía bicos sem dentes. 

Provavelmente, as aves possuíam limitações para a descolagem e voos bastante curtos, afirmaram os investigadores. 

Dois pássaros foram ingeridos rapidamente, pois ambos estavam em estado parcial de digestão. A descoberta indica que Sinocalliopteryx, que viveu no período Cretáceo Inferior entre 100 e 145 milhões de anos atrás, era um caçador furtivo que perseguia suas presas.


O paleontólogo Scott, coautor do estudo, publicou a pesquisa na revista on-line do PLoS ONE. Ele declara: “A espécie de dinossauro encontrada não possui asas e tão pouco habilidades físicas para ser alpinista de árvores. O facto de encontramos aves parcialmente digeridas em seu estômago indica que era um caçador voraz e muito ativo”. 

Sinocalliopteryx era um dinossauro pequeno, aproximadamente do tamanho de um lobo moderno, cujo corpo era coberto de pequenas penas rudimentares, provavelmente para fornecer isolamento térmico. 

O esqueleto fóssil foi encontrado na região de Liaoning, China, juntamente com um segundo espécime que forneceu provas sobre a alimentação.


Sem comentários:

Enviar um comentário