sábado, 15 de setembro de 2012

Cobras virgens reproduzem-se e intrigam cientistas



Entre 2,5 e 5% das ninhadas das espécies estudadas podem ter sido geradas através da partenogénese AFP

Uma forma de nascimento virgem foi encontrada nos vertebrados selvagens pela primeira vez. Investigadores americanos da Universidade de Tulsa flagraram fêmeas grávidas de duas espécies de cobra e analisaram as ninhadas. 

Descobriu-se que as víboras da América do Norte podem ser reproduzidas sem um macho, num fenómeno chamado de partenogénese facultativa, observado anteriormente apenas em cativeiro.

Foram investigados os nascimentos virgens em populações selvagens de duas espécies de cobras distantes geograficamente. 

Para isso, capturaram copperheads e cottonmouths grávidas em áreas onde os machos estavam presentes. Das 22 da primeira espécie, pelo menos uma apresentou o fenómeno. O processo também ocorreu numa das 37 da segunda.

Os cientistas dizem que a descoberta pode mudar a maneira como se avalia a reprodução animal e a evolução dos vertebrados. Achava-se que era algo extremamente raro encontrar na natureza uma espécie que se reproduz assexuadamente. 

Identificado primeiramente em galinhas domésticas, os nascimentos virgens têm sido noticiados recentemente em espécies de cobra, tubarão, lagartos e aves.

Todos, porém, foram flagrados em cativeiros, em que as fêmeas eram mantidas separadas dos machos. Nascimentos virgens em vertebrados costumam ser avaliados como novidades evolutivas. Warren Booth, autor do estudo, contesta esta visão.

— Que entre 2,5 e 5% das ninhadas dessas espécies possam ter sido geradas através da partenogénese nos surpreendeu. É algo que chama a atenção para um fenómeno que costuma ser visto como novidade.


Sem comentários:

Enviar um comentário