terça-feira, 11 de setembro de 2012

“Balão de magma” cresce sob ilha grega


Arquipélago de Santorini. Ilhas sofreram com erupção de vulcão há 3600 anos ((David Pyle/Universidade de Oxford))

Estudo afirma que superfície da ilha aumentou 14 cm; cientistas descartam erupção iminente de vulcão.

Santorini é um dos mais famosos destinos turísticos da Grécia. Há 3600 anos, essa ilha paradisíaca, a principal de um pequeno arquipélago que leva o mesmo nome, foi cenário de um dos maiores eventos vulcânicos já registado na Terra. 

O vulcão Thera, localizado na ilha, entrou em erupção e causou a destruição de antigos assentamentos da civilização minoica (que precedeu a grega helénica na região) e provocou uma onda de mudanças climáticas que afetou o antigo Egito e a China.

Nos séculos seguintes não houve registo de nada tão violento, e nas últimas décadas o vulcão não produziu nenhuma atividade relevante. 

Agora, cientistas britânicos afirmam terem detectado a formação de uma imensa bolha de magma (pasta viscosa formada pela fusão das rochas do interior da Terra) debaixo da ilha, que já tem entre10 e 20 milhões de metros cúbicos – o suficiente para encher entre 4000 e 8000 piscinas olímpicas.

Segundo os cientistas, a expansão, que ocorreu entre janeiro de 2011 e abril de 2012, fez a ilha subir de 8 a 14 centímetros acima do nível do mar.

A descoberta foi publicada nesta segunda-feria na edição online da revista Nature Geoscience, e foi possível graças à análise de dados de GPS (sistema de posicionamento por satélite), que detectou deformações na ilha.

Segundo o artigo, a formação da bolha começou após uma série de terremotos de baixa intensidade na região.

“Durante minhas visitas de campo para Santorini, em 2011, tornou-se evidente que muitos dos habitantes estavam cientes de uma mudança no comportamento do vulcão. Os guias de turismo, que visitam o local várias vezes ao dia, atualizavam-me sobre as mudanças na quantidade de gás que era libertado do cume, ou alterações na cor da água“, disse Michelle Parks, uma das autoras do artigo e membro do Departamento de Geociências da Universidade de Oxford.

No artigo, os cientistas chegam a traçar paralelos entre a erupção da antiguidade e a formação da atual bolha de magma sob a ilha, mas apesar da comparação, eles afirmam que esse acúmulo não significa que a erupção do vulcão seja iminente – o que poderia provocar problemas para os 13.000 habitantes do arquipélago.

Segundo o artigo, a atividade do vulcão parece ter diminuído novamente após abril deste ano, mas é necessário um estudo mais detalhado para entender melhor os efeitos dessas mudanças na ilha.


CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Evolution of Santorini Volcano dominated by episodic and rapid fluxes of melt from depth

Onde foi divulgada: revista Biological Psychiatry

Quem fez: Michelle M. Parks, Juliet Biggs, Philip England, Tamsin A. Mather, Paraskevi Nomikou, Kirill Palamartchouk, Xanthos Papanikolaou, Demitris Paradissis, Barry Parsons, David M. Pyle, Costas Raptakis e Vangelis Zacharis

Instituição: Universidade de Oxford e Universidade de Atenas

Dados de amostragem: Imagens de satélite, dados de GPS, registros sísmicos

Resultado: Cientistas descobriram um 'balão' de magma embaixo da ilha de Santorini. 

fonte: Veja

Sem comentários:

Enviar um comentário