quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Arquiteto cria novo sistema para extrair energia solar


Um arquiteto alemão desenvolveu um sistema de recolha de energia solar que promete ser até 35% mais eficaz que os painéis solares e revolucionar o uso da energia renovável, noticiou hoje o jornal espanhol 'ABC'.

O projeto de Andre Brössel, cujo estúdio se localiza em Barcelona, Espanha, é uma lente esférica que captura e concentra a luz solar e posteriormente a projeta num painel móvel. Segundo explica o arquiteto no seu site oficial, o invento pode aumentar a recolha de energia até dez mil vezes em comparação com os tradicionais painéis.

O sistema 'ß.torics' foi concebido para oferecer uma solução eficiente a edifícios inteiros. A maior inovação é a sua forma esférica que permite gerar energia com uma menor quantidade de luz. Segundo o arquiteto, a própria luz da lua poderá ser aproveitada.

Por outro lado, a grande desvantagem reside no facto de as lentes esféricas serem complicadas e caras de fabricar. Resta saber se depois de montado, o sistema futurista é rentável a ponto de compensar a construção.

fonte: Diário de Noticias

Sem comentários:

Enviar um comentário