segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Agência Espacial Europeia lança mais um satélite meteorológico

Os satélites transportam instrumentos para fornecer dados sobre parâmatros como a temperatura e humidade

Os satélites transportam instrumentos para fornecer dados sobre parâmatros como a temperatura e humidade (ESA) 

O satélite meteorológico europeu MetOp-B é lançado nesta segunda-feira às 17h28, hora de Portugal. O lançamento pode ser seguido em directo a partir das 16h20 no site da ESA (Agência Espacial Europeia).

O MetOp-B é o segundo de uma série de três satélites, idênticos, de órbita polar, que irão fornecer dados para as previsões meteorológicas e a monitorização do clima. Segundo o programa, estes aparelhos deverão garantir observações contínuas até 2020 e transportam “uma série de instrumentos sensíveis que irão fornecer informações-chave em muitas variáveis, como temperatura e humidade, velocidade do vento na superfície oceânica, ozono e outros gases atmosféricos”. 

Em 2006, foi lançado o MetOp-A que “marcou uma nova era na meteorologia operacional, tornando-se no primeiro satélite meteorológico europeu a cumprir uma órbita terrestre de pólo a pólo”, assinala a ESA em comunicado. Com um aparelho ainda em serviços, o lançamento de um novo satélite vai permitir aumentar a recolha de dados. 

A equipa responsável pela campanha passou semanas a testar e a preparar este satélite de quatro toneladas para a vida em órbita ao redor da Terra, a cerca de 800 quilómetros de distância. A ESA tem divulgado os preparativos para o lançamento do MetOp-B e esta segunda-feira convida todos os interessados a assistir, em directo, ao acontecimento que será transmitido a partir da sede da EUMETSAT, a Organização Europeia para a Exploração dos Satélites Meteorológicos, em Darmstad (Alemanha). O programa vai iniciar às 16h20 e o lançamento está marcado para as 17h28. 

fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário