sábado, 22 de setembro de 2012

A odontologia começou há 6500 anos com humanos preenchendo buracos com cera de abelha




The researchers used a range of scanning techniques to see inside the tooth and reveal the beeswax filling.

Cientistas encontraram um dente humano com 6500 anos, fornecendo provas cabais sobre os primórdios da 
odontologia. 

Os seres humanos atuais possuem recursos inimagináveis para tratar os mais diversos problemas dentários, mas os homens antigos tratavam seus problemas odontológicos com cera de abelha.

Os estudiosos italianos encontraram um pedaço de mandíbula humana há mais de 100 anos numa cidade da Eslovénia, mas acreditavam que a cera de abelha tinha sido aplicada nos dentes muito tempo após a morte e não em tempos antigos. Os métodos da época não conseguiram fornecer respostas para inúmeras dúvidas.

Os investigadores disseram que, provavelmente, colocar cera de abelha nos dentes tinha como intenção principal reduzir a dor e diminuir a sensibilização de uma possível rachadela no esmalte.

É muito raro encontrar evidências odontológicas de períodos pré-históricos, mas o novo dente descoberto fornece informações detalhadas e amplas sobre os procedimentos antigos.

O Dr. Federico Bernardini disse: “Este achado é talvez a evidência mais antiga da pré-história da odontologia na Europa e o mais antigo exemplar conhecido da terapêutica paliativa-dental”, em entrevista ao portal Daily Mail.

Os investigadores acreditam que podem conhecer a história dentária do paciente: “Se o preenchimento foi feito quando a pessoa estava viva, a intervenção foi provavelmente destinada a aliviar a sensibilidade dos dentes, oriundo da dentina exposta e/ou a dor resultante da mastigação utilizando um dente rachado”, comentou um dos responsáveis pelo estudo.

A pesquisa foi publicada na revista PLoS ONE. 


Sem comentários:

Enviar um comentário