quinta-feira, 12 de julho de 2012

Stephen Hawking testa aparelho que lê a mente


Stephen Hawking 

O físico britânico Stephen Hawking, que se encontra quase completamente paralisado, está a testar um aparelho que permite transformar pensamentos em discurso. 

Stephen Hawking, um dos mais famosos físicos e cosmólogos do mundo, encontra-se a experimentar um aparelho, o iBrain, que pretende permitir a comunicação apenas com o uso do pensamento.

O iBrain grava atividade cerebral a partir de um determinado ponto da cabeça, usando depois um algoritmo para extrair informação dessa atividade. O futuro passa por desenvolver o aparelho de forma a permitir que este possa transformar a informação do cérebro em discurso, escrito ou falado, conforme o desejo de quem controla o iBrain.

Nos testes iniciais foi pedido a Hawking que imaginasse que estava a mover as mãos e os pés, e os investigadores conseguiram identificar esses movimentos através das alterações na sua atividade cerebral.

Hawking sofre de uma distrofia neuromuscular chamada de Esclerose Lateral Amiotrófica que o deixou quase totalmente paralisado, sendo que a doença tem tendência a avançar. Atualmente a única forma que o britânico tem de comunicar é através de contrações para selecionar palavras num ecrã, um processo bastante lento. O avanço da doença pode pôr em causa este sistema de comunicação.


Sem comentários:

Enviar um comentário