quarta-feira, 11 de julho de 2012

'Sete minutos de terror' para a missão Curiosity


Visão artística da Curiosity em Marte Fotografia © Direitos Reservados-NASA

Um vídeo da NASA está a ser um êxito e a aumentar o interesse pelo que acontecerá a 5 de agosto

O vídeo chama-se "Sete Minutos de Terror" e está a fazer furor no Youtube, com mais de meio milhão de visualizações. As imagens antecipam a forma como a 5 de agosto, ao fim do dia, a sonda automática Curiosity terá de pousar em Marte. Trata-se de um desafio tecnológico de incrível precisão e dificuldade, que visa procurar vida naquele planeta.

Veja aqui o vídeo:


Desde a entrada na pouco densa atmosfera marciana até ao momento em que a nave estará no solo do planeta vermelho, vão decorrer sete minutos em que um mínimo erro implica o colapso de toda a missão. Para comunicar com a Terra são precisos 14 minutos. Por isso, durante 21 minutos não se saberá o que aconteceu.

A nave Curiosity custou 2,5 mil milhões de dólares (cerca de 2 mil milhões de euros). O vídeo, com uma produção comparável aos melhores momentos de Hollywood, mostra como a agência espacial americana está a levar a sério a comunicação desta aventura.

Infelizmente, as explicações dos cientistas são em inglês, mas descrevem com todo o detalhe as complexas tarefas que a nave terá de concluir, além das inovadoras soluções de engenharia para conseguir travar a máquina na sua assustadora descida


Sem comentários:

Enviar um comentário