quinta-feira, 12 de julho de 2012

Raro guepardo é encontrado pela primeira vez em quase 100 anos





Pela primeira vez em quase um século um guepardo sem pintas foi avistado e fotografado. A mítica criatura, foi descoberta por um fotógrafo da vida selvagem britânico que partiu para encontrá-lo depois de vários relatos de avistamentos. Guy Combes, 41, de Shaftesbury, Dorset, vasculhou 100.000 acres de terra no Quénia usando um Land Rover e até mesmo um avião antes de conseguir rastreá-lo.

De acordo com especialistas, a última aparição registada de um chita sem pintas foi em 1921. Eles acreditam que o regresso genético pode realmente ajudar o jovem macho adulto a prosperar pois ele poderia ser confundido com um leão. Guy disse: "Eu não achei que fosse provável que iríamos encontrar o chita, e três dias depois eu desisti e voltei para Nairóbi.

"Eu, então, recebi um telefonema dizendo que ele tinha sido visto novamente, por isso passei mais dois dias procurando".

"Foi na última manhã que um piloto que estava me ajudando passou 45 minutos circulando uma área e encontrou o guepardo com a sua mãe que tinha pintas".

"A teoria é que o gene recessivo que faz com que apareçam as pintas, ou a falta delas, é semelhante ao fenómeno que faz com que apareçam as listras no 'Chita Rei ' da África do Sul e Zimbabwe". Guy descobriu o guepardo no Athi Kapiti Conservancy no Quênia.

Os chitas são normalmente encontrados na maior parte da África, bem como partes do Oriente Médio.

Seu estado de conservação é oficialmente classificado como vulnerável, as estimativas dizem que há cerca de 12.400 guepardos remanescentes na natureza em 25 países africanos.

A Namíbia tem o maior número de chitas, com cerca de 2.500, enquanto se acredita que apenas 50 ou 60 raros guepardos asiáticos restam no Irão.

fonte: Daily Mail

Sem comentários:

Enviar um comentário