quinta-feira, 19 de julho de 2012

Peixes-papagaio e peixes-cirurgião em risco de desaparecer nos recifes de coral

391635_peixes.jpg

Peixe da espécie Scarus guacamaia 

Os recifes de coral, especialmente do oceano Pacífico, poderão ficar sem os seus coloridos peixes-papagaio e peixes-cirurgião, que enfrentam um elevado risco de extinção a nível regional, alerta nesta quarta-feira a União Mundial para a Conservação (UICN).

Actualmente, 86% das populações de duas famílias de peixes dos corais - Scaridae (que inclui o peixe-papagaio) e Acanthuridae (da qual fazem parte os peixes-cirurgião e os peixes-unicórnio) – têm um elevado risco de extinção a nível regional. A situação é especialmente grave na zona do Triângulo de Coral, no oceano Pacífico, ou seja, nas águas da Indonésia, Malásia, Papuásia-Nova-Guiné, Filipinas, Ilhas Salomão e Timor-Leste.

Este é o resultado de uma investigação, publicada esta semana na revista PLoS ONE, no âmbito da mais recente actualização da Lista Vermelha das espécies do planeta, feita pela UICN. O estudo concluiu que há várias espécies de peixes - que dependem de recifes de coral - que enfrentam um elevado risco de extinção a nível regional.

Por exemplo, as populações do peixe-papagaio-azul (Scarus trispinosus) – espécie nativa do Brasil e já classificada como Em Perigo de extinção – e do peixe-papagaio-verde-de-bossa (Bolbometopon muricatum) – classificado como Vulnerável – estão em declínio por causa da sobre-exploração pesqueira. Há uma outra espécie, o Scarus guacamaia que continua a registar um declínio populacional por causa da destruição dos mangais, o seu habitat, e da sobre-pesca. 

“A boa notícia é que, a uma escala global, estes icónicos peixes de recifes de coral estão bem”, disse Mia Theresa Comeros, autora principal do estudo e investigadora da Unidade de Biodiversidade Marinha da UICN, em comunicado. “No entanto, estamos preocupados com estes grandes peixes, que têm papéis ecológicos importantes nos corais, e precisamos salientar a importância das avaliações regionais e quantificar as ameaças locais”, acrescentou.

Actualmente, 95% dos recifes de coral do Sul da Ásia estão ameaçados, salienta Frazer McGilvray, da organização Conservation International. “Precisamos de mais avaliações locais para compreender de que forma a destruição dos recifes de coral estão a afectar estas populações de peixes”, disse Beth Polidoro, da UICN e outro dos autores do estudo.

A investigação foi realizada pela UICN, pela Conservation International e pela Universidade Old Dominion, nos Estados Unidos.

Notícia alterada às 8h54 de 19 de Julho: esclarece que o peixe-papagaio-azul (Scarus trispinosus) é uma espécie nativa do Brasil e não do triângulo de coral.

fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário