segunda-feira, 2 de julho de 2012

Páginas assombradas


No Palácio Beau Séjour, em Lisboa, ainda vive o barão da Glória 

Neste livro contam-se histórias de fantasmas, testemunhos da tradição oral portuguesa.

'Histórias de um Portugal Assombrado’ (Ed. Esfera dos Livros) é mais do que uma viagem por entre as casas assombradas, os fantasmas e os mistérios difíceis de explicar. 

É também, e acima de tudo, uma viagem pela tradição oral portuguesa – sejam as lendas do passado sejam os novos mitos urbanos – que a autora, Vanessa Fidalgo, jornalista do Correio da Manhã, recolheu de lés a lés do País. 

Neste Portugal assombrado que o livro desvenda, há almas que deambulam por casas e antigos hospitais, mouras encantadas que continuam a assustar os vivos, amores trágicos que deixaram espectros a pairar, crimes hediondos com vítimas e vilões que não encontraram descanso. Nas suas páginas, contam-se histórias que o tempo não apagou. 

Foi uma reportagem da jornalista sobre o tema, aqui, na revista Domingo, em Abril de 2011, que deu origem a este livro. 

"Acreditar em fantasmas não é consensual. Mas este não é um livro que faça a apologia de nada, tanto que, tal como no jornalismo, foram ouvidas partes com opiniões diferentes", assume Vanessa Fidalgo. 

As histórias que foi recolhendo não a arrepiaram mas "impressionaram. Nomeadamente as que envolviam relatos de violência ou crueldade". 

Já a maior dificuldade foi sentida nas cidades. "Enquanto que nos meios pequenos é fácil que as pessoas falem de mistérios, na cidade sente-se algum preconceito. No fundo, este assunto mexe com questões existenciais do indivíduo e da sociedade." 

Seguem-se excertos do livro, que chegou esta semana às livrarias, comentados pela autora.

NOITES MAL DORMIDAS

"[No] Hotel da Bela Vista, na Praia da Rocha, em Portimão, [...] o cardápio podia incluir gemidos, lamúrias inexplicáveis, pancadas nas paredes a meio da noite e o fantasma da ex-proprietária a atravessar os corredores e a tirar o sono a muitos dos seus antigos funcionários [...]. ‘Eles contam que ouviam barulhos e viam o vulto de uma senhora, a antiga dona, a passar no corredor. E curiosamente, os ruídos só acontecia no quarto onde ela falecera, que era o número 108’." 

Este local, onde várias gerações de funcionários avistaram um fantasma, é rico em histórias para contar. "Recebeu personalidades ilustres, funcionou como porto de abrigo de fugitivos na altura da II Guerra Mundial e ainda tinha outro segredo: quando fizeram obras, descobriu-se que um antigo funcionário tinha guardado cartas por enviar de hóspedes estrangeiros. O hotel encaminhou-as e recebeu respostas de netos e bisnetos dos destinatários", conta a autora. 

BARÃO DA GLÓRIA

"De um dia para o outro, os documentos e dossiers mudavam de sítio. Sabendo nós que o palácio tinha ficado fechado e sozinho durante a noite [...], os trabalhos de arquivamento foram interrompidos por ruídos, sons e ecos, coisas que, enfim, por mais que se quisesse não se conseguiam explicar." 

O fantasma do Barão da Glória, ‘residente’ no Palácio do Beau Séjour, em Lisboa, foi revelado à jornalista por quem diariamente ali trabalha. "Telefonei para o Gabinete de Estudos Olisiponenses, localizado no Palácio, a perguntar se tinham material sobre este tema que eu pudesse consultar, e os funcionários disseram-me que também eles tinham um fantasma e que eu devia contar a história."

TEATRO LETHES

"É uma bailarina que se enforcou lá há anos e que aparece. Ela apareceu a alguém, a um colega e a uma senhora que trabalhavam lá. Pelo menos, eles saíram de lá a correr a sete pés, [...] não há ninguém dentro do Teatro Lethes, na parte de baixo aquilo é a Cruz Vermelha, e se estiver tudo em silêncio, a meio da noite, ouvem-se passos [...] Da bailarina que o povo fala pouco se sabe, a não ser que – segundo as falas das gentes inconsoláveis com o seu fado – terá sofrido um terrível desgosto de amor." 

A história é uma das preferidas da autora. "Principalmente porque o nome Lethes foi inspirado na lenda do rio grego com o mesmo nome, cujas águas teriam o poder mágico de apagar as más memórias, curiosamente o oposto do que aconteceu com o Teatro", explica a jornalista. 

SAIAM DAQUI!

"‘Saiam Daqui, vão-se embora!’ – vociferou uma voz metálica e grotesca assim que os elementos da equipa de investigação de fenómenos paranormais Team Anormal passaram um registo de EVP pelo software de limpeza de ruídos. A gravação fora feita poucas horas antes, no interior do Palacete de Marques Gomes, uma antiga mansão abandonada e prostrada aos pés do rio Douro, na margem de Vila Nova de Gaia [...] era a prova de que ‘as almas do outro mundo existem e andam por aí!’" 

De lá, conta a autora, "muita gente já fugiu a sete pés. Esta história é verdadeiramente assustadora: quem não fugiria ao ouvir ‘saiam daí’ no meio de umas ruínas solitárias?" 

A AUTORA DA REPORTAGEM DA ‘DOMINGO’ QUE DEU ORIGEM AO LIVRO

Vanessa Fidalgo, a autora de ‘Histórias de um Portugal Assombrado’, é jornalista do Correio da Manhã desde 1997. Natural de São Domingos de Benfica, em Lisboa, onde nasceu a 15 de Maio de 1978, licenciou-se em Comunicação Social, na variante de Publicidade e Marketing, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas no ano 2000. Na revista Domingo, para onde actualmente escreve, assinou em Abril de 2011 a reportagem ‘Ainda Há Histórias de Casas Assombradas’, que viria a dar origem a este livro sobre um Portugal assombrado e desconhecido. 

De norte a sul do País e nas ilhas, a jornalista entrevistou protagonistas (e testemunhas) de histórias que falam de fantasmas, espíritos e casas assombradas, de lugares marcados pelo mistério e pelo fantástico, num levantamento exaustivo deste imenso (e rico) património cultural que remonta a passados mais ou menos longínquos. 


Sem comentários:

Enviar um comentário