quinta-feira, 26 de julho de 2012

Os homens que se expuseram a uma explosão nuclear










Há 65 anos, cinco oficiais do Exército dos Estados Unidos e um cameraman assistiam ao teste de um míssil nuclear em Nevada (EUA). Não seria algo extraordinário, não fosse o facto de eles estarem posicionados a poucos quilómetros abaixo da explosão.

Loucura? Imprudência? De acordo com a organização midiática NPR, a ideia do Departamento de Defesa dos Estados Unidos era mostrar que uma arma nuclear, apesar de seu potencial destrutivo, era “segura”.

Logo após a gigantesca explosão, um dos homens gritou com entusiasmo: “Está logo acima das nossas cabeças! Hahaha! Bom, bom! Tem uma bola de fogo enorme!”.

Quem assiste à gravação hoje, com tantas informações sobre os riscos da radioactividade, provavelmente se pergunta se esses homens morreram de cancro. 

Os seis homens seriam: Coronel Sidney C. Bruce, tenente-coronel Frank P. Ball, major John Hughes, major Norman Bodinger e Don Lutrel. 

A NPR divulgou que dois primeiros morreram com mais de 80 anos e um supostamente com mais de 70 (os dados não são precisos, e eles não souberam dizer com certeza se os outros três homens ainda estão vivos).

Os Estados Unidos fizeram seu último teste de bomba atómica em 1992. Tomara que continue assim.

fonte: Hypescience

Sem comentários:

Enviar um comentário