quinta-feira, 19 de julho de 2012

O retrato mais nítido do centro de uma galáxia


A visão artística do quasar 3C 279

Combinação dos dados de três telescópios permitiu o avanço.


Tem o tamanho de mil milhões de sóis, contém um imenso, gigantesco e super-massivo buraco negro no centro e acaba de ser retratado com um detalhe sem precedentes por uma equipa internacional de astrónomos. É o quasar 3C 279, um objecto imenso, que produz uma quantidade astronómica de energia e que está no centro de uma galáxia distante, a muitos milhões de anos-luz de distância.

Para chegar ao nível de detalhe agora conseguido, astrónomos de vários observatórios e grupos do mundo juntaram os dados de três telescópios: o APEX (Atacama Pathfinder Experiment), instalado no Chile, o Submillimeter Array (SMA) do Havai, e o Submillimeter Telescope (SMT), do Arizona, nos Estados Unidos. A ligação entre os três foi feita graças a uma técnica de interferometria conhecida por VLBI, que permitiu combinar a luz proveniente dos três telescópios.

As observações foram feitas por captação de sinais de rádio numa onda muito curta e a nitidez dos resultados obtidos, para conseguir descrição do quasar, atingiu um nível sem precedentes, que é dois milhões de vezes mais fina do que a dos olhos humanos, segundo os cientistas.

Segundo o ESO, o Europeam Southern Observatory, que detém o telescópio de Atacama, este é um passo importante para a produção de imagens de buracos negros supermassivos e, no futuro, os astrónomos contam juntar ainda mais telescópios, para fazer estas observações, e ir um pouco mais longe.


Sem comentários:

Enviar um comentário