domingo, 15 de julho de 2012

O caçador de asteróides promete salvar a Terra


Uma fundação sem fins lucrativos americana quer colocar em órbita um satélite que avise da aproximação de asteroides que podem tornar-se uma ameaça para a vida dos humanos .

A NASA tem o programa Near-Earth Project, ou NEO, para detetar e seguir asteróids com 0,8 km de diâmetro. No entanto, a agência espacial não está propriamente preocupada com objetos mais pequenos que, se colidirem com a Terra, podem matar milhares de pessoas.

A Sentinel é a missão da fundação B612, sedeada em Sillicon Valley. O projeto Sentinel custou 200 milhões de dólares e é o primeiro telescópio a ser enviado para o espaço por uma empresa privada. A estrutura do Sentinel foi definida na Ball Aerospace and Technologies Corporation. Há uma câmara HD que procura em 165 graus por hora objetos com mais de 50 metros de diâmetro, explica o Daily Tech.

Com esta deteção antecipada, vai ser possível calcular as órbitas de cada asteroide e definir alertas, caso necessário.

A missão inicial deve durar cinco anos e meio e o satélite vai ser lançado a partir de um rocket SpaceX Falcon 9. Nestes cinco anos e meio, prevê-se que o Sentinel consiga mapear a órbita de 98% dos asteroides que gravitam em torno da Terra.


Sem comentários:

Enviar um comentário