quarta-feira, 18 de julho de 2012

Novo pacote para salvar Pompeia


Famosa cidade italiana arrasada pelo Vesúvio em 79 d.C. vai receber 105 milhões de euros para obras de restauração 

A cidade italiana de Pompeia, coberta pelas cinzas do Vesúvio no ano 79 d.C., hoje sofre com as marcas do tempo. Para impedir maiores estragos ao sítio, inscrito na Lista do Património Mundial da Unesco, a União Europeia e o governo italiano aprovaram um plano de investimentos em obras de restauração no valor de 105 milhões de euros.

Segundo o comissário da União Europeia para políticas regionais, Johannes Hahn, os restauros em Pompeia não são apenas de interesse dos italianos, mas sim do património histórico da Europa.

Entre 2000 e 2006 a comissão de Hahn já havia gastado 7, 7 milhões de euros em 22 projetos de restauração na cidade. Recentemente, a falta de conservação de antigos edifícios históricos em Pompeia provocou revolta.

Em 2010, o desmoronamento de uma parte da Casa dos Gladiadores levou à renúncia do ministro da Cultura italiano. Durante as negociações sobre os valores da verba que acaba de ser libertada outro acidente ocorreu, dessa vez provocando a destruição da Casa de Diomedes.


Sem comentários:

Enviar um comentário