sexta-feira, 6 de julho de 2012

Navio vertical comemora 50 anos


A plataforma flutuante de intrumentos (FLIP) é um navio com capacidade de se afundar para facilitar a investigação sub aquática na posição vertical. O navio é propriedade do Instituto de Oceanografia Scripps e comemora agora 50 anos.

Lançado em 1962, o navio tem 108 metros de comprimento e tem sido um sucesso na investigação. Quando afunda, processo que demora pouco mais de 26 minutos, 91 metros ficam submersos e 17 fora de água. Para não interferir com a investigação acústica, o navio não está equipado com motores ou meios de propulsão, e tem de ser conduzido por um rebocador até ao local de investigação mas é capaz de funcionar durante um mês na posição vertical.

O FLIP foi concebido pelos cientistas Phillip Rudnick, Fred Fischer e Fred Spiess e pesa 711 toneladas. Tem capacidade para uma tripulação de cinco pessoas e até 11 cientistas. "Um navio rola com as ondas das tempestades, mas o FLIP é tão estável que fica quase imóvel", afirmou o engenheiro Eric Slater do Instituto de Oceanografia Scripps, ao site especializado CNet.

O navio foi construído pela Marinha dos Estados Unidos para estudar a altura das ondas, os sinais acústicos, a temperatura e a densidade da água e recolher informações meteorológicas. Para comemorar o meio século de existência, o FLIP fez a sua primeira viagem para fora de águas atlânticas.

Para rodar 90º o barco é inundado com 700 toneladas de água do mar. No seu interior, os aparelhos de investigação científica bem como beliches, utensílios de cozinha e casa de banho giram também 90º. Os equipamentos que não podem girar, como portas ou lavatórios, existem em duplicado, um na vertical e outra na horizontal.


Sem comentários:

Enviar um comentário