quarta-feira, 4 de julho de 2012

Menor espécie de mosca do mundo é descoberta na Tailândia


Ilustração da mosca 'Euryplatea nanaknihali', em comparação com a mosca doméstica (Imagem: Inna-Marie Strazhnik)

'Euryplatea nanaknihali' tem 0,4 milímetro de comprimento. Espécie seria capaz de parasitar formigas.

Cientistas descobriram na Tailândia o que eles acreditam ser a menor espécie de mosca já identificada. A Euryplatea nanaknihali tem 0,4 milímetro de comprimento e é pelo menos cinco vezes menor que mosca da fruta, uma das espécies mais comuns do mundo.

Os especialistas que identificaram a espécie acreditam que elas representem uma ameaça a pequenas formigas. A família Phoridae, à qual essa mosca pertence, é uma parasita de formigas, conhecida por decapitar a hospedeira.

Essas moscas põem seus ovos dentro do corpo das formigas. As larvas que ali crescem alimentam-se das formigas, o que, no fim, provoca a decapitação do hospedeiro. Em algumas áreas dos Estados Unidos, as moscas dessa família estão sendo usadas para controlar pragas de formigas.

Até essa descoberta, os cientistas acreditavam que as menores formigas estariam imunes a essa prática, porque o ataque parasita seria inviável para moscas muito maiores que elas. No entanto, a descoberta de uma mosca minúscula capaz de fazer isso abre um novo panorama.

Por enquanto, os investigadores não têm certeza de que a Euryplatea nanaknihali ataque formigas, porque ainda não estudaram seus hábitos a fundo, mas consideram isso “altamente provável”. A parente mais próxima dessa mosca é a Euryplatea eidmanni, nativa da Guiné Equatorial, que ataca formigas.

A descoberta foi feita por especialistas do Museu de História Natural de Los Angeles, nos Estados Unidos, e publicada na revista especializada “Annals of the Entomological Society of America”.

fonte: G1

Sem comentários:

Enviar um comentário