segunda-feira, 23 de julho de 2012

Harvard cria medusa robótica com coração de rato

Medusa (Custom).jpg

Um grupo de investigadores da Universidade de Harvard criou uma medusa robótica que tem células do coração de ratos de laboratório.

Kit Parker é o investigador de Harvard que se inspirou nas medusas que nadam nos oceanos para criar o medusoid, um androide com coração. Este ciborgue de silicone usa células retiradas do músculo do coração de ratos de laboratório. O objetivo da investigação é descobrir como é que a forma e a estrutura do coração podem interagir com medicamentos destinados a corrigir problemas cardíacos.

O medusoid foi criado com base num molde inspirado num modelo 3D de computador. Mede seis milímetros de diâmetro, é coberto as tais células do coração e depois coberto novamente com um polímero líquido de silicone. Depois de a cobertura secar, o medusoid é retirado do molde com a estrutura do coração intacta. Até aqui, o androide está imerso numa solução de água rica em glucose e magnésio para manter as células vivas. Muitas das vezes, o medusoid já mostrava sinais de vida ao ser retirado do molde.

De acordo com o vídeo publicado pela New Scientist, o movimento do medusoid assemelha-se bastante ao das medusas reais. Ao ser aplicada uma corrente alternada de 1 Hertz, o medusoid movimenta-se e nadou durante uma hora, contraindo e descontraindo toda a sua superfície. 


O objetivo da equipa passa por replicar o funcionamento de outros organismos marinhos.

fonte: Exame Informática

Sem comentários:

Enviar um comentário