terça-feira, 3 de julho de 2012

Fotógrafo regista voos noturnos de até 45m de esquilo











Um fotógrafo britânico conseguiu fotografar um esquilo em pleno voo entre galhos de árvores. Kim Taylor, de 79 anos, capturou as imagens do pequeno esquilo planando por até 45 metros.

O animal é da espécie esquilo-voador-do-sul (Glaucomys volans), que tem hábitos noturnos e pesa cerca de apenas 65 gramas. Eles se alimentam de insetos e nozes. 

"Estes animais são estritamente noturnos e vivem em buracos de árvores, como (por exemplo) buracos abandonados por pica-paus", disse o fotógrafo.

Taylor conta que os esquilos "planam de uma árvore para outra com as abas de pele esticadas, perdendo altura enquanto planam e ganhando altura ao subir na próxima árvore".

O fotógrafo contou que o esquilo fotografado foi mantido numa espécie de "grande arena de voo". O animal foi colocado numa caixa colocada no topo de uma árvore, que serviu de ninho.

"No começo da noite, ele saía do ninho e voava para um dos vários troncos de árvores colocados na arena e então subia para chegar a uma plataforma onde estava o alimento", contou o fotógrafo.

Para conseguir capturar as imagens, Taylor usou a combinação de câmeras de 150mm e um flash especial de 3.500 volts e alta velocidade, disparado por um raio infravermelho.

"Um raio infravermelho foi colocado através do caminho que o esquilo poderia fazer, então, quando o raio era cruzado, o esquilo tirava uma foto dele mesmo", explicou o fotógrafo.

"Um sistema de vários flashes foi usado em algumas vezes para produzir três imagens numa sucessão rápida."

fonte: BBC

Sem comentários:

Enviar um comentário