domingo, 15 de julho de 2012

Foguetão russo lançado em direcção à Estação Espacial Internacional

O foguetão foi lançado a partir das estepes do Cazaquistão

O foguetão foi lançado a partir das estepes do Cazaquistão (Shamil Zhumatov/Reuters)

Soyuz lançada com sucesso com três astronautas a bordo

Três astronautas que seguiram a bordo da nave russa

Um foguetão russo Soiuz, levando a bordo uma norte-americana, um russo e um japonês, descolou domingo de manhã do cosmódromo de Baikonur, nas estepes do Cazaquistão, com destino à Estação Espacial Internacional.

“Adeus planeta Terra! Woo hoo!”, escreveu no Twitter a astronauta norte-americana Sunita Williams, poucas horas antes da sua partida a bordo do foguetão TMA-05M, de 305 toneladas em direcção à Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês). Além de Williams, o Soiuz TMA-05M – que foi lançado às 2h40 do cosmódromo de Baikonur, na antiga república soviética da Ásia central – leva ainda a bordo o russo Iuri Malentchenko e o japonês Akihiko Hoshide. Estes têm agora pela frente quatro meses de missão na ISS. 

Depois de atravessarem uma camada fina de nuvens, os três tripulantes alcançaram a órbita terrestre nove minutos depois da descolagem. A acoplagem à ISS está prevista acontecer nesta terça-feira. Então, vão juntar-se à equipa que já está a bordo da ISS: os russos Guennadi Padalka e Serguei Revine e o astronauta da NASA (agência espacial norte-americana), Joseph Acaba. 

Tanto Sunita Williams como Akihiko Hoshide já têm a experiência de uma expedição na ISS mas nunca tinham embarcado num Soiuz.

Actualmente, a Rússia é o único país com capacidade para transportar astronautas para a ISS, desde que no Verão de 2011 a NASA deixou de ter a sua frota espacial a funcionar.

fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário