domingo, 15 de julho de 2012

Fígado sintético produzido com açúcar


Cientistas nos EUA usaram um molde de açúcar, feito numa impressora 3D, para criar a estrutura de um fígado sintético.

Já não é a primeira vez que investigadores na área da saúde recorrem à tecnologia de impressão 3D para realizar avanços neste segmento. Desta vez, uma equipa de investigadores da Universidade da Pensilvânia e do MIT decidiu criar a estrutura de um fígado sintético a partir de açúcar, escreve a BBC.

A ideia é que o fígado se desenvolva em volta desta estrutura, que depois acaba por desaparecer no organismo. Jordan Miller, membro da equipa de investigadores, explicou que o desafio maior é perceber como manter vivas as células nos tecidos modificados, porque «quando se juntam muitas células, elas acabam por retirar oxigénio e nutrientes umas às outras e morrem».

Na inovação agora descrita, os cientistas procuram replicar o sistema vascular humano, com a criação de uma estrutura em açúcar que replica a estrutura que o fígado irá ter. Gradualmente, a grelha em açúcar acaba por desaparecer, dando lugar ao tecido do fígado sintético.

O professor Sangeet Bhatia, do MIT, explica que o açúcar é um material bastante amigável e que não danifica o organismo. «Criámos uma rede de sítios onde queremos que as veias cresçam, a partir da impressão 3D em açúcar. Depois cobrimos essa estrutura com células que queremos que sejam alimentadas pelas veias. Quando tivermos a estrutura e as células completas, limpamos com água a estrutura inicial em açúcar».

Ainda não foi produzido nenhum órgão desta forma, mas a ser um sucesso, o mesmo procedimento pode ser utilizado na criação de vários órgãos sintéticos para humanos.


Sem comentários:

Enviar um comentário