quarta-feira, 4 de julho de 2012

Fantasmas das vítimas do Khmer Vermelho assombram o Camboja


Um homem cambojano olha crânios das vítimas do Khmer Vermelho no museu do genocídio Tuol Sleng 

Quando cai o crepúsculo na capital do Camboja, os guardas de segurança do museu do genocídio Tuol Sleng amontoan-se junto à bilheteira para se proteger dos fantasmas.

"À noite, podemos ver uma sombra negra caminhando", diz Kim Sok, um guarda de 25 anos do museu que serviu de prisão principal de 1975-1979 para o regime do Khmer Vermelho. "Nós só ficamos juntos para que possamos cuidar uns dos outros."

Aqui, na prisão de nome código S-21, sob a supervisão do ex-professor de matemática Kaing Guek Eav, conhecido como Comandante Duch, mais de 15.000 prisioneiros foram torturados antes de serem transportados para um campo da morte na periferia de Phnom Penh.


Um dos edifícios da infame prisão Tuol Sleng do Khmer Vermelho, também conhecida como S-21

A crença em espíritos é generalizada por todo o Camboja e há o medo em particular daqueles que morreram de forma violenta sem um enterro budista adequado.

"Muitas pessoas, incluindo turistas, disseram-me que viram espíritos disfarçados como um monge, um prisioneiro e crianças", diz Simorn Ith, 48 anos, que mora numa casa em ruínas em frente ao museu .



Turistas olham para retratos das vítimas do Khmer Vermelho no museu do genocídio Tuol Sleng 

Composta por quatro edifícios e um campo empoeirado, Tuol Sleng era uma escola secundária até o Khmer Vermelho torná-lo o centro de uma rede de 70 prisões em todo o país.

Documentos de líderes do Khmer revelaram que Tuol Sleng ordenou que inimigos suspeitos do regime fossem torturados para assinarem declarações de que eram agentes da CIA, KGB e do vizinho Vietnam.

Ao todo, até dois milhões de pessoas morreram no Camboja sob o regime por causa do excesso de trabalho, fome, execução e tortura.

"Quando cheguei aqui, encontrei muitas manchas de sangue, algemas e rolos de corda na casa. Eu percebi que foram usados para a tortura", diz Sokha, uma dona de casa de 55 anos de idade, cuja casa fica ao lado de Tuol Sleng.

"Eu sempre envio bons fluidos para os espíritos errantes em torno de Tuol Sleng quando eu vou para um templo".


Muitos cambojanos acreditam que a área em torno da prisão Tuol Sleng ainda é assombrada pelos fantasmas

Chey Sopheara, diretor do museu Tuol Sleng, diz que viu o espírito de uma prisioneira logo após o Khmer Vermelho ser derrubado por forças lideradas pelos vietnamitas em janeiro de 1979.

"Uma noite em torno de 5hs30m, eu estava sentado num banco perto de um dos edifícios. Um espírito apareceu e as suas duas mãos seguraram minhas coxas com tanta força que eu não podia me mover. Notei que o fantasma usava calças vermelhas".

"Na manhã seguinte", diz ele, "os guardas de lá encontraram o cadáver de uma menina vestida com calças vermelhas".

Cambojanos que trabalham no museu ou vivem nas proximidades dizem que o local ficará assombrado até que todos os líderes do regime sejam punidos.

O "Irmão Número Um" do Khmer Vermelho, Pol Pot, morreu em 1998, mas outros líderes sobreviventes do regime estão sendo julgados por crimes de guerra e crimes contra a humanidade.

Três décadas depois de ter sobrevivido a choques eléctricos e espancamentos, o ex-prisioneiro de Tuol Sleng, Chum Mey, disse que ainda acorda chorando todas as noites.

"Às vezes, os espíritos me fazem sonhar com eles e me pedem ajuda", diz o homem de 79 anos, que foi autorizado a viver de acordo com o regime marxista porque foi considerado útil como mecânico.

"Acredito que os espíritos das vítimas do Khmer Vermelho ainda estão lá, esperando impacientemente pela justiça ao redor da antiga prisão", acrescenta.

fonte: AFP

Sem comentários:

Enviar um comentário