quinta-feira, 12 de julho de 2012

Erupção vulcânica há 579 milhões de anos fossilizou as primeiras formas complexas de vida




A maioria das pessoas conhece a famosa história de Pompéia – uma erupção ocorrida em 79 d.C. enterrando a cidade romana.

Agora, uma erupção semelhante foi descoberta no Canadá, mas em vez de preservar os restos humanos como ocorreu em Pompéia, o local preservou algumas das primeiras formas de vida animal em cinzas expelidas há 579 milhões de anos. 

Uma equipa das Universidades de Oxford e Cambridge, em colaboração com a Universidade Memorial de Newfoundland, descobriu mais de 100 fósseis que se acredita serem de filhotes de Rangeomorphs – uma forma de organismo que viveu há 580 milhões de anos. 

As criaturas que se assemelham com corais são completamente diferentes de qualquer tipo de animal existente hoje no planeta. Este “berçário” de Rangeomorphs foi encontrado em rochas da Reserva Ecológica Mistaken em Newfoundland.

As equipas estavam procurando por evidências de vida do período Ediacarano (635 – 542 milhões de anos atrás) onde surgiram os primeiros ‘animais’ complexos multicelulares. 

Os restos de fósseis de Rangeomorphs são frequentemente descritos como “samambaias”, exatamente por serem parecidas com este tipo de vegetal, mas na verdade sua árvore genealógica não é plenamente esclarecida. 

Eles viviam nas profundezas dos oceanos, onde não existia luz solar, por isso não são considerados plantas, mas também não possuem todas as características de animais. 

Misteriosamente, seu corpo em forma plana, poderia recolher oxigénio ou comida, mas não sobreviveram no período Cambriano – 542 a 488 milhões de anos atrás.


Ilustração de um berçário de Rangeomorphs

 “Pensamos que há 579 milhões de anos existia um berçário submarino de Rangeomorphs, mas foi oprimido, assim como Pompéia, por uma vasta queda de cinzas de uma erupção vulcânica numa ilha próxima, sendo sufocados e preservados posteriormente”, comentou Martin Brasier da Universidade de Oxford ao Daily Mail.

Os investigadores comentam que foram encontrados organismos nunca antes vistos, aumentando a diversidade taxonómica. As descobertas foram publicadas no Journal of the Geological Society.


Sem comentários:

Enviar um comentário