terça-feira, 3 de julho de 2012

Dois crânios de indivíduos trepanados na Idade Média são encontrados em Soria, Espanha


Dois crânios com perfurações foram exumados na área de Gormaz, em Soria, Espanha, por investigadores das universidades de Oviedo e León.

Os crânios foram datados dos séculos XIII-XIV, um período em que a trepanação não era frequentemente usada. Práticas de trepanação são conhecidas desde os tempos pré-históricos.

Os primeiros exemplos encontrados datam início do Período Neolítico, cerca de 10.000 anos. Há ainda autores que recuam estas práticas para o final do Período Paleolítico e do Mesolítico, há cerca de 12.000 anos.

Há poucas evidências para os períodos posteriores, como a Idade Média. Os dois crânios encontrados em Soria, com evidentes marcas de trepanação para fins médicos são uma descoberta surpreendente e bastante rara.

Eles foram descobertos na área circundante ao cemitério de San Miguel, junto da localidade de Gormaz.

"A partir da Idade do Bronze, os casos de trepanação são comuns em toda a Europa, principalmente na bacia do Mediterrâneo. Na Península Ibérica há muitos casos que foram datados da Idade do Cobre cerca de 4.000 anos. No entanto, a nossa literatura científica não possui muitas descrições sobre práticas de trepanação durante a Idade Média ", explica Belén López Martínez, investigadora da Universidade de Oviedo e co-autora do estudo agora publicado na revista “Ciência Antropológica”.

Um dos casos mais marcantes de toda a Europa, na verdade também chega de Espanha. Trata-se do caso do rei de Castela, Henrique I (1204-1217), que sofreu uma trepanação enquanto ainda estava vivo, possivelmente numa tentativa de parar uma hemorragia causada por um golpe acidental na cabeça. No entanto, esse acidente acabou por o levar à morte.

Os dois crânios encontrados no cemitério de Soria pertencem, respetivamente, a um homem entre 50 e 55 anos e a uma mulher entre 45 e 50 anos.

A investigadora sublinha que "outro aspecto interessante deste achado é que a trepanação em mulheres é considerada rara em todos os períodos da história. Na Espanha, apenas 10% dos crânios trepanados encontrados pertenciam às mulheres."


Nos dois casos encontrados em Soria percebe-se que existem diferentes técnicas. Efetivamente, a técnica de trepanação difere em cada um dos crânios que foram encontrados.

O crânio do homem foi sulcado por um objeto pontiagudo e não se sabe se a trepanação ocorreu antes ou após a sua morte. López Martínez confirma que "se o procedimento ocorreu enquanto ainda estava vivo, não há sinal de regeneração e o indivíduo não sobreviveu."

Na mulher, usou-se uma técnica de raspagem enquanto ainda estava viva. Segundo os investigadores, ela sobreviveu durante um período de tempo "relativamente longo", dado que a cicatriz da ferida é avançada.

Quanto aos motivos que levaram à prática da trepanação os arqueólogos afirmam que poderão existir várias razões.

"Esta é a grande questão sobre a trepanação. A sua prática pode derivar de várias razões. Motivos mágicos / religiosos, tortura, rituais de iniciação, razões terapêuticas para o tratamento de tumores, convulsões, epilepsia, enxaqueca, perda de consciência, mudanças de comportamento e tratamento de traumatismos como fraturas do crânio ", poderão contar-se entre as motivações que levaram a actos de trepanação ao longo da História.


Sem comentários:

Enviar um comentário