terça-feira, 3 de julho de 2012

Descobertas plantas carnívoras que apanham as presas no subsolo

Descobertas plantas carnívoras que apanham as presas no subsolo

Foram descobertas três novas plantas carnívoras no Brasil, que apanham e comem vermes através de uma rede de folhas pegajosas no subsolo. 

A Academia de Ciências da Califórnia descobriu três novas plantas carnívoras que capturam as suas presas no subsolo, com a ajuda de uma rede de folhas viscosas. Os animais são digeridos nas próprias folhas.

As plantas, descobertas no Brasil, foram denominadas de "Philcoxia minensis", "Philcoxia goiasensis" e "Philcoxia bahiensis", e fazem parte da família da Boca de Dragão, uma planta de jardim bastante popular.

Até agora só foram encontrados vestígios de vermes nas folhas, mas os cientistas responsáveis pela investigação acreditam que a variedade de presas pode ser bem maior.

Conhecem-se muitas plantas carnívoras que se alimentam de insectos, sapos e até mesmo pequenos mamíferos, e que usam as suas folhas para caçar as presas. No entanto, nunca se tinha descoberto a existência de plantas que tanto caçam como se alimentam no interior do solo.

Os investigadores querem descobrir se existe algum mecanismo na planta para atrair as presas ou se é um sistema passivo, que apenas espera que as presas passem e fiquem agarradas às folhas.

Acredita-se agora que pode haver muito mais plantas que usem este método de alimentação, e a equipa de investigação vai procurar espécies parecidas.

fonte: Jornal de Noticias

Sem comentários:

Enviar um comentário