domingo, 15 de julho de 2012

Cinco ataques fatais de tubarões em dez meses


A última vítima foi um surfista, atacado a oeste do país. Autoridades estão preocupadas com o elevado número de mortes. Em média há uma por ano. Testemunha relata momentos de horror.

"Havia sangue em todo o lado e um enorme, enorme tubarão branco estava a circular o corpo", explicou o homem que estava num jet-ski perto dos dois surfistas quando se deu o ataque. A testemunha relatou ainda que só viu metade do corpo e quando o tentou tirar da água o tubarão tentou derrubá-lo do jet-ski. "Dei mais uma volta e quando ao local onde estava o corpo, o tubarão já o tinha levado."

Os media locais dizem que a vítima é Ben Linden, de 24 anos, que estava com um amigo a fazer surf quando foi atacado. A testemunha afirmou que o tubarão teria entre quatro a cinco metros e as autoridades lançaram uma enorme "caça" ao animal, enquanto tentam também encontrar o corpo do jovem surfista.

Tony Cappelluti, do departamento de pescas australiano, garantiu ao canal de televisão ABC que se conseguirem apanhar o tubarão em causa, este será morto: "Colocámos vários iscos na água perto do local do ataque, na tentativa de apanhar o tubarão se este regressar ou revelar ser uma ameaça para esta área."

Com este ataque, sobe para cinco o número de mortes na Austrália em apenas dez meses, situação que está a preocupar as autoridades, pois apesar dos ataques serem comuns na Austrália, nos últimos 50 anos verificaram-se 46 mortes.

Alguns defensores querem que exista um controlo maior dos tubarões, recorrendo à solução de os matar. Porém, as associações de defesas de animais opõem-se, responde que esse acto colocaria em risco as espécies.

Especialistas explicam o número crescente de ataques com o aumento de população e também com o facto de cada vez haver mais pessoas que praticam desportos náuticos.


Sem comentários:

Enviar um comentário