sábado, 14 de julho de 2012

Centenas de pinguins mortos nas costas brasileiras


Exaustão durante uma migração anual pode explicar a mortandade de aves no estado de Rio Grande Sul

Centenas de pinguins da espécie Magalhães estão a aparecer mortos no litoral do estado brasileiro de Rio Grande do Sul. Nos últimos dias, já foram recolhidos nas praias desta região mais 500 animais. Nesta altura do ano, de inverno no hemisfério sul, os pinguins emigram da Paragónia para norte, em busca de águas mais quentes.

O fenómeno da mortandade nas praias brasileiras ocorre todos os anos, explicado pela dimensão da migração, que envolve milhões de pinguins. Os animais mais jovens, na sua primeira saída das colónias, têm menos possibilidades de sobreviver à água fria, exaustão e fome. Em 2011, registaram-se também centenas de aves mortas, o que alarmou as autoridades.

Na altura, foi investigada a possível responsabilidade humana, mas não surgiram provas claras, apesar de muitos pinguins morrerem por ficarem presos nas redes de pesca ou terem contacto com óleos ou outra poluição humana. A Universidade do Rio Grande do Sul está já a investigar a causa das mortes deste ano, mas os resultados não deverão ser divulgados antes de 30 dias.


Sem comentários:

Enviar um comentário