segunda-feira, 9 de julho de 2012

Canários venenosos?


Pitohuidichrous

Conheça as espécies de canários que foram recém descobertos pela Ciência.

Cobras, sapos, lagartos e aranhas. Todos nós sabemos que algumas espécies destes animais são venenosos e que, muitas vezes, causam sérios danos ao ser humano. 

Mas, será que são apenas eles que possuem essas características? Seria possível imaginar que um pássaro, aquele animalzinho tão calmo e inofensivo, agisse assim? 

Pois é, eles existem! O Ifrita Blue-capped, o Shrikethrush Little e o Pitohui são espécies de canários que habitam as florestas tropicais da Nova Guiné e que, recentemente, foram descobertos como venenosos.

Ambos possuem um tipo de toxina denominada batracotoxina. Ela fica armazenada em suas peles e penas e provocam uma sensação de dormência e paralisação da boca. Por isso, os nativos das regiões evitam ao máximo capturar esses animais para consumi-los.


Shrikethrush Little

Seus hábitos são noturnos e sua dieta é à base de besouros. Aliás, é através desses que eles adquirem seu veneno. Provavelmente, os insetos consomem algum tipo de planta venenosa e, ao serem ingeridos, transmitem a toxina para os pássaros.

Quanto a sua forma física, ambos medem aproximadamente 16 centímetros. Pode-se distinguir que um canário é venenoso pela sua coloração. No caso do Pitohui, os que possuem penas vermelhas são mais letais do que os de cor castanha

Todos eles estão presentes na Lista Vermelha da IUCN como espécies ameaçadas de extinção.


Sem comentários:

Enviar um comentário