quinta-feira, 26 de julho de 2012

Arqueólogos pensam ter descoberto esqueleto de Mona Lisa

Arqueólogos pensam ter descoberto esqueleto de Mona Lisa


Arqueólogos italianos descobriram um esqueleto em raro estado de conservação num convento em Florença (Itália) que acreditam ser de Lisa Gherardini, a mulher que inspirou uma das mais emblemáticas obras de Leonardo da Vinci, "Mona Lisa".

Silvano Vinceti, responsável pela equipa de arqueólogos, afirmou, citado pela AFP, que esta descoberta, realizada num convento abandonado, é particularmente excitante, realçando que serão realizados testes aos restos mortais para verificar a identidade.

"É o culminar do nosso trabalho e estaremos perto de responder à principal pergunta: vamos ou não encontrar os restos mortais de Lisa Gherardini?", disse Vinceti, especialista na resolução de mistérios relacionados com o mundo da arte.

"Abrimos um túmulo, com um esqueleto completo, o que é muito importante, porque numa primeira fase da investigação não tínhamos encontrado restos humanos, tinham sido transportados para outro local", explicou. Os arqueólogos tentaram agora reconstruir, com ajuda de tecnologia 3D, o verdadeiro rosto da mulher que tinha 24 anos quando foi pintada.

A equipa de arqueólogos iniciou as escavações neste convento no ano passado, depois de documentos terem confirmado que Gherardini, mulher de um rico comerciante de seda da cidade de Florença (Francesco del Giocondo), viveu no local após a morte do marido. Os documentos revelaram também que Lisa Gherardini ficou aos cuidados das suas duas filhas, que eram freiras.

Silvano Vicentti tinha já descoberto que o olhar da musa escondia um código: numa ampliação de uma fotografia do quadro, foram encontradas duas letras, um 'L' no olho direito e um 'S' no esquerdo. A tese do especialista é que Lisa Gherardini foi a principal modelo do quadro mas não a única. Leonardo da Vinci, terá usado um homem como modelo para dar à obra o famoso sorriso.

Os investigadores acreditam que a musa de Leonardo da Vinci, conhecida pelo sorriso enigmático, terá sido enterrada neste convento. O quadro "Mona Lisa" é atualmente uma das maiores atrações do Museu do Louvre, em Paris.

Vivem a uma hora de Florença duas jovens que se acredita serem as descendentes de Lisa Gherardini. Entre as irmãs, Irina e Natalia Strozzi, e a Mona Lisa, terão passado entretanto 14 gerações.


Sem comentários:

Enviar um comentário