sexta-feira, 6 de julho de 2012

Arqueólogos descobrem esqueleto de uma mulher que foi enterrada com uma vaca



Arqueólogos da “University of Central Lancashire” (UCLan) escavaram um enterramento considerado como " bizarro" ao encontrarem uma mulher que foi enterrada com uma vaca. 

O túmulo anglo-saxão foi descoberto em Oakington, Cambridgeshire, por estudantes de UCLan e do “Manchester Metropolitan University”. No início pensou-se que o esqueleto do animal era um cavalo, mas logo os arqueólogos perceberam que a descoberta se tratava realmente de uma vaca.

O Co-diretor da escavação, o Dr. Duncan Sayer, da UCLan disse que o enterramento se trata "de uma descoberta impressionante, porque no Reino Unido há 31 enterros de cavalos conhecidos, todos associados a enterramentos de homens com lanças, escudos ou uma espada, mas o enterramento de uma pessoa associado a uma vaca é um dado verdadeiramente novo”.

"Esta associação de animal e ser humano dentro da mesma sepultura é um símbolo do status social da senhora, tratando-se, muito provavelmente, de uma matriarca local ou regional. Esta descoberta também mostra a importância da vaca na economia doméstica medieval”.

"Parece que após o término do período romano, no ano 450, líderes comunitários do sexo feminino poderiam comandar socialmente e granjear o respeito de toda uma região, e isso pode repercutir-se na elaboração dos rituais fúnebres dessas lideres.

"Os esqueletos foram encontrados com bens de prestígio, incluindo broches e centenas de contas de âmbar e de vidro. Ela também possuía um chaveiro de ferro completo junto da cinta, sendo este um símbolo de seu status elevado", disse o Dr. Sayer.

"Os guerreiros do sexo masculino podiam ser enterrados com cavalos, mas uma mulher enterrada conjuntamente com uma vaca é um dado absolutamente novo para nós. Ficamos animados quando pensávamos que tínhamos encontrado um cavalo, mas quando percebemos que era uma vaca tornou-se uma situação bizarra", disse o estudante Jake Nuttall que participou nas escavações arqueológicas.

O co-diretor da intervenção, Dr. Faye Simpson, da "Manchester Metropolitan University ", sublinhou a importância económica que uma cabeça de gado bovino possuía durante a Idade Média.

"Uma vaca é uma fonte de alimento e algo que era muito caro de manter, a opção de a sacrificar foi uma grande decisão. Eles quiserem ofertar a esta senhora algo de realmente importante para mostrar o seu respeito. Não é qualquer um que faz isto. É essa também a razão porque não encontramos vacas em contextos de enterramentos".

"O enterro de uma pessoa associado ao sacrifício de uma vaca é único na Europa, o que torna esta descoberta incrivelmente emocionante e importante para a comunidade científica que estuda os rituais funerários do período medieval. Eu acho que não vou encontrar nada de tão significativo de novo na minha vida". Referiu o Dr. Duncan Sayer.


Sem comentários:

Enviar um comentário