segunda-feira, 23 de julho de 2012

Açúcar granulado, em pó ou gaseificado?


Investigadores querem saber qual foi o açúcar que deu origem à vida no esapaço

Equipa espanhola quer saber quais são os açúcares na origem da vida.

Temos várias opções para escolher a forma que queremos o açúcar e pode ser no seu estado sólido – em pó, mascavado, granulado – ou líquido – caramelizado. Agora, existe uma nova possibilidade: o açúcar gaseificado. Um grupo de investigadores espanhóis, liderado por Emilio José Cocinero, da Universidade do País Basco, conseguiu vaporizar a substância conhecida como ribose, um açúcar único de cinco carbonos, composto por uma série de moléculas essenciais à vida, como o RNA.

O objectivo não é dar-lhe um final culinário, mas sim caracterizar em detalhes a estrutura molecular, só possível com a análise do composto em estado gasoso. O químico explicou a um diário espanhol que "se os processos de decomposição e desidratação forem evitados, é possível isolar o açúcar, eliminando as mudanças provocadas por moléculas vizinhas”. E essa é a melhor forma de caracterizar a sua estrutura.

O açúcar é de grande interesse bioquímico por várias funções, já que armazena energia e é o combustível de diferentes sistemas biológicos, é parte integrante do DNA e do ácido ribonucleico (ARN), para além de desempenhar um importante papel em processos celulares. O estudo de Cocinero foi publicado na «Angewandte Chemie International Edition» e foi mesmo capa da revista.

No entanto, o grande interesse que recai sobre o açúcar está relacionado com a cosmoquímica, ou seja, na procura de material fundamental para a origem da vida no espaço interestelar. Encontrar esse material fundamental irá essencialmente permitir compreender qual foi o mecanismo que deu origem à vida na Terra.

A ideia é tentar compreender se esses compostos são comuns noutras partes do Universo – um passo para identificar o potencial para vida alienígena baseada em RNA. Os açúcares mais elementares, com duas e três unidades de carbono, já foram encontrados em nuvens e meteoritos.

A descoberta de moléculas de açúcar em nuvens cósmicas a partir da qual novas estrelas se formam significa que é bem provável que os precursores químicos para a existência da vida se tenham formado nas nuvens muito antes de aparecerem planetas em torno das estrelas.


Sem comentários:

Enviar um comentário