quarta-feira, 18 de julho de 2012

A tumba do último imperador Inca


O complexo arqueológico de Malqui Machay, no Equador

Cientistas localizam no Equador o sepulcro de Atahualpa, soberano que governava o império andino no momento da chegada dos espanhois

O segredo do último imperador Inca foi desvendado. A tumba do soberano foi encontrada em Malqui Machay, a 70 km de Quito, no Equador, pela investigadora equatoriana Tamara Estupiñán, do Instituto Francês de Estudos Andinos (IFEA). “Machay significa gruta, santuário, e Malqui, corpo ou múmia de um ancestral, no idioma quéchua. Então, Malqui Machay significaria o local onde foi enterrado seu corpo”, explica a investigadora.


Imperador Inca Atahualpa

Numa área próxima, a 45 km de Quito, há muito mais, segundo Tamara. Ela encontrou um complexo de muros, aquedutos e construções em pedra, numa área rural de Machay. Ali, um monumento em forma de pirâmide leva a crer que seria o local onde ficaria o trono do imperador. Só depois de morto é que seus restos mortais teriam sido levados ao local onde foi encontrada a tumba.

Atahualpa, imperador Inca no momento da chegada dos espanhóis, foi aprisionado pelos conquistadores europeus na cidade de Cajamarca, no Peru, e executado em 1533. A partir desse momento o Império Inca começou a desmoronar.


Sem comentários:

Enviar um comentário