domingo, 1 de julho de 2012

Animal mais antigo viveu 30 milhões de anos antes do previsto, diz estudo


Rastos de animal são comparados ao tamanho de uma moeda canadiana, para dar a dimensão do tamanho das 'pegadas' deixadas por 'lesma' primitiva (Foto: Richard Siemens/Universidade de Alberta)

Canadianos acharam rastos de 'lesma' de 585 milhões de anos no Uruguai. Animal mais antigo do mundo até agora havia sido encontrado na Rússia.

Investigadores da Universidade de Alberta, no Canadá, descobriram no Uruguai uma prova física de que animais existiram há 585 milhões de anos, 30 milhões de anos antes que as evidências científicas mostravam até agora. Os resultados do estudo estão publicados na edição da revista “Science” da quinta-feira (28).

Até então, o fóssil mais antigo do mundo tinha 555 milhões de anos e havia sido localizado na Rússia.

O achado foi por geólogos da equipa de Ernesto Pecoits e Natalie Aubet, que encontraram trilhas fossilizadas de um animal semelhante a uma lesma, com cerca de 1 centímetro de comprimento. O rasto foi deixado num terreno sedimentar com lodo.

A equipa chegou à conclusão de que as trilhas foram feitas por um bicho primitivo bilateral, que se diferencia de outras formas de vida simples por ter uma simetria superior diferente da parte inferior, além de um conjunto único de “pegadas”.

fonte: G1

Sem comentários:

Enviar um comentário