domingo, 20 de maio de 2012

Voo inaugural da nave Dragon foi adiado


Nave ficou em terra 

Problema ditou decisão.

Um problema no motor do foguetão Falcon 9, da empresa SpaceX, impediu no último segundo da contagem decrescente que a nave Dragon partisse hoje de CaboCanaveral para o seu voo inaugural com destino à estação espacial internacional ISS. Sucessora dos vaivéns espaciais da NASA nestes voos entre terra e órbita, a Dragon deveria transportar para estação espacial meia tonelada de mantimentos destinados à tripulação. Os responsáveis já anunciaram que s próxima oportunidade de lançamento é na próxima terça feira, dia 22 de Maio, se o problema puder ser reparado até lá.

Numa informação prestada pouco depois através o twiter, o diretor da SpaceX Elon Musk escreveu que o adiamento se ficou a dever à pressão numa das câmaras de um dos motores do lançador localizado no primeiro andar, "que excedeu um linite técnico", segundo a AFP. "Vamos reajustar esse limite com vista a uma nova tentativa de lançamento nos próximos dias", anunciou o mesmo responsável.

Este foi o quarto adiamento sucessivo da partida da nave, que esteve inicialmente agendado para 7 de Fevereiro. Mas quando esta primeira viagem se realizar, se tudo correr bem, talvez já para a semana, isso abrirá um novo capítulo na história dos voos e da conquista espacial, que passa a contar com a participação regular do setor privado nos Estados Unidos.

A SpaceX, bem como outras empresas do país, entre as quais se incluem a Boieng ou a Blue Origin, receberam fundos da NASA para desenvolver veículos espaciais para prestarem este serviço de vaivém, do qual a NASA decidiu retirar-se, pousando definitivamente as suas próprias naves em terra.

Para prestar este serviço à NASA durante os próximos quatro anos, o que inclui 12 missões para entregar carga na ISS e trazer de lá resíduos, a SpaceX fez um contrato com a agência espacial de 1600 milhões de dólares para os próximos quatro anos. Só falta mesmo começar a voar.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário