quinta-feira, 24 de maio de 2012

"Solar Impulse" inicia primeiro voo intercontinental


O avião "Solar Impulse", que utiliza apenas energia solar, descolou hoje do aeródromo de Payerne (Suíça), dando início ao primeiro voo intercontinental deste aparelho experimental.

O avião descolou às 08:20 locais (07:20 em Lisboa) rumo a Madrid, onde irá efetuar uma escala antes de chegar ao destino final da viagem, Rabat, Marrocos.

A descolagem realizou-se com mais de uma hora e meia de atraso em relação ao horário inicial previsto devido a uma intensa neblina matinal.

Na capital espanhola, o avião deverá realizar uma revisão técnica pelo menos até segunda-feira, uma vez que a mobilidade do avião depende das condições meteorológicas.

O avião será pilotado até Madrid pelo suíço André Borschberg, um dos fundadores do projeto. A viagem para Rabat será conduzida pelo mentor do projeto, Bertrand Piccard.

Os responsáveis pelo aparelho pretendem assim percorrer uma distância de 2.500 quilómetros sem utilizar uma gota de combustível e uma emissão zero de dióxido de carbono.

O "Solar Impulse" apresenta-se como o primeiro avião que consegue voar durante 26 horas seguidas, utilizando apenas energia solar, acumulada nas asas do aparelho.

O avião foi idealizado por Piccard, psiquiatra de formação, que deu a primeira volta ao mundo, sem escalas, a bordo de um balão aerostático.

O voo Payerne-Rabat é encarado pelo equipa do projeto como um ensaio geral para a primeira volta ao mundo realizada num avião solar, prevista para 2014.

O projeto do "Solar Impulse", que deu os primeiros passos em 2003, tem um custo estimado de cerca de 100 milhões de dólares (perto de 80 milhões de euros) durante um período de 10 anos.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário