sexta-feira, 4 de maio de 2012

Ser bilingue melhora o desempenho cerebral


Os últimos testes científicos demonstram que falar duas línguas contribui para melhorar o desempenho do cérebro. De acordo com uma equipa de cientistas norte-americanos, falar mais do que uma língua, estimula e interfere com o cérebro, provocando uma alterações na forma como o sistema nervoso responde aos sons.

De acordo com a BBC, um grupo de académicos liderados pela neurocientista Nina Kraus realizou uma bateria de testes a 48 estudantes, dos quais 23 eram bilíngues.

Foram feitos dois tipos de testes diferentes que tinham como objectivo examinar e comparar o desempenho auditivo dos dois grupos. Verificaram que tanto os jovens que apenas falavam inglês como os bilingues registaram o mesmo desempenho auditivo.

Já no segundo teste, que foi realizado numa sala cheia de ruído, os resultados foram bastante diferentes, os estudantes bilíngues registaram um desempenho superios e demonstraram uma maior capacidade para recolher informação importante e excluir os sons de fundo.

Segundo Nina Kraus, que lidera esta pesquisa, «os bilingues, apresentam uma maior experiência no campo da audição, mais eficiente, flexível e focada, especialmente em condições de escuta difíceis».

Viorica Marian, que faz também parte da pesquisa, afirma que as vantagens de quem conhece duas línguas são superiores às daqueles que tentam exercitar o cérebro através de «palavras cruzadas e outras actividades».

fonte: Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário