quinta-feira, 3 de maio de 2012

Portugueses querem aprender com as formigas a melhorar tráfego da Net


Jorge Tavares e Francisco Baptista Pereira acabam de ganhar o prémio para o melhor artigo científico apresentado na EuroGP-2012, uma das principais conferências sobre programação genética, que teve lugar em Málaga, Espanha. 

No artigo premiado, os dois investigadores do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC) deram a conhecer um software que apura, de forma automática, a melhor forma de resolver um desafio que a gíria científica tornou conhecido como o “problema do caixeiro viajante”.

Este problema, que é aplicado a todos os sistemas que exigem a distribuição de informação ou dados, pressupõe que um “caixeiro-viajante” tem de passar por várias localidades usando os percursos mais curtos e rápidos.

A aplicação, que foi inspirada na forma de atuação das colónias de formigas, tem por objetivo saber qual a receita ideal para confecionar um bolo, informa um comunicado da Universidade de Coimbra. O software ainda está em fase de afinações, mas já consegue operar com base num modelo flexível que contempla múltiplas variáveis e define, sem intervenção humana, a melhor estratégia para resolver problemas considerados complexas.

Os investigadores portugueses acreditam que este projeto de investigação pode contribuir para o desenvolvimento de ferramentas capazes de melhorar a distribuição do tráfego na Internet.

Entre todas as fontes de inspiração disponíveis na Natureza, os investigadores de Coimbra acabaram por seguir o rasto das formigas, devido à capacidade para de organizarem de uma forma que permite encontrar sempre o caminho mais curto entre a formiga e o formigueiro.


Sem comentários:

Enviar um comentário